POR UM PATRIMÓNIO SENSORIAL

Com Mónica Samões, Rosa Blanc, Concha Blanc, José María Zambrano, Miguel Requena…
Ideia: Julio Gómez
Edição de Marco Maril

28 de Setembro de 2023 | Vários locais: Cetona (Italia), Roma (italia), Utiel (Valencia) | Sinsalaudio | 56′ 45”| Idioma: Espanhol e Português

0:00 / 0:00
CETONA

Nesta ocasião abordamos o património histórico e partilhamos algumas ideias inspiradas na arte contemporânea.

“Estou sentado em uma sala diferente daquela em que você está agora…” É assim que o compositor americano Alvin Lucier inicia sua obra mais conhecida e, também, uma das mais importantes peças da arte sonora contemporânea.

Alvin Lucier faleceu em 2021 e foi um dos grandes compositores da segunda metade do século XX. Toda a sua obra pôde ser integrada na arte contemporânea, embora a incorporação do som na arte tenha tido um percurso cheio de obstáculos. Sempre que um museu enfrenta o desafio de expor Arte Sonora, deve abordar conflitos antigos como a legitimidade estética deste tipo de instalação.

É também um desafio organizar a comunicação e atrair um público que, em geral, tem dificuldade em se entusiasmar com os exercícios de escuta. 

Na cultura, “Escutar” não está entre as prioridades do público e os artistas que se aproximaram da paisagem sonora também não nos conseguiram contagiar com o seu entusiasmo.

Grande parte da prática de gravação de som reproduz a mesma “abordagem isolacionista” da cultura visual. Essa ideia é muito bem explicada pelo investigador Bernie Krause no seu livro “The Great Animal Orchestra”. Infelizmente, estamos a colonizar uma natureza idealizada, cada vez mais sintética, abandonando todas as sensações universais que aprendemos durante milhares de anos na nossa lenta evolução pelo universo da biofonia.

De seguida, reproduzimos diversos registos sonoros que surgiram espontaneamente durante os encontros deste projecto.

«BRINCANDO: Criatividade, práticas artísticas e jogo como ferramentas de transformação social» é um projeto de investigação e cooperação entre a associação cultural casaBranca (Portugal), CITEMA (Itália), Universidade de Valência e Sinsalaudio (Espanha), financiado pelo programa ERASMUS+.

No âmbito deste projecto, a Sinsalaudio aborda diferentes estratégias de investigação no espaço físico, experimentando e modificando a nossa percepção sensorial.

Agradecimentos: Rosa Blanc, Concha Blanc, José María Zambrano, Miguel Requena.