O JOGO É INFINITO

Com Gustavo Ciríaco, Márcia Lança e Marta Cerqueira
Moderação de Margarida Mestre
Edição de Marco Maril

26 de Junho de 2023 | Espaço Alkantara, Lisboa | casaBranca | 86´| Idioma: português

© Maria João Malheiro

0:00 / 0:00
O JOGO É INFINITO

Numa manhã muito quente de Junho juntámos no estúdio do espaço Alkantara, em Lisboa, 3 artistas que trabalham na área da dança e da performance, para falarmos do conceito de Jogo, e também de práticas artísticas e de transformação social, numa conversa conduzida e moderada por Margarida Mestre, também ela artista, performer e arte-educadora.

A Marta, o Gustavo e a Márcia têm em comum o facto de, na sua prática artística e nos seus projectos, usarem elementos lúdicos para interagir, interpelar e provocar os seus públicos.

Esta conversa começou com uma brincadeira de palavras para procurar conexões entre os conceitos de jogo e de criatividade, identificando nos processos de criação artística o que podemos resgatar e cruzar com os processos de aprendizagem.

A partir das suas experiências profissionais, falámos sobre a necessidade de criar participação e de trabalhar em grupo, sobre a importância do corpo e das emoções, sobre a experimentação e a predisposição para inventar o que não sabemos, sobre a criação de laços de confiança com o outro e sobre o poder transformador da arte.

 

Gustavo Ciríaco, artista e coreógrafo
https://gustavociria.co

Márcia Lança, performer, intérprete e criadora
https://www.vagar.pt/vagar

Marta Cerqueira, bailarina e coreógrafa
https://www.culturgest.pt/en/media/marta-cerqueira/#teaser

Conversa realizada no âmbito do Projecto ” BRINCANDO – Criatividade, práticas artísticas e o jogo como ferramentas para a transformação social” Realizado por: casaBranca.ac, Citema, Sinsalaudio, Universidade de Valência Financiamento: Programa Erasmus+ Apoio: Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Lagos Agradecimentos: Espaço Alkantara, Andrea Sozzi, Joana Duarte, Maria João Malheiro