A JOGAR NUMA CÂMARA SEMI-ANECÓICA

Com Nuria Montero, Mónica Groba, alunas do terceiro ano da ESAD
Ideia: Julio Gómez
Edição de Marco Maril

 

16 de Fevereiro de 2023 | Escola de Engenharia de Telecomunicações, Universidade de Vigo, Vigo | Sinsalaudio | 40′ 46”| Idioma: Galego e Espanhol

0:00 / 0:00
CÁMARA SEMI-ANECOICA

Há vários anos, no âmbito do programa de actividades paralelas do Festival Sinsal, que temos trabalhado a percepção acústica num ambiente alterado pelas condições físicas. Esta é a Câmara Semi-Anecóica da Escola Superior de Telecomunicações da Universidade de Vigo – uma sala em que todas as paredes, excepto o piso, são isoladas com tecnologia Metadyne; ou seja, é construída com cunhas inquebráveis, duráveis e à prova de fogo com alta absorção, que garantem condições de campo livre de 100 Hz a 20 kHz. É também uma sala de grande volume com espaço específico para controle e reprodução surround 5.1 de alta qualidade. Foi projectada pelo consultor acústico Philip Newell seguindo o paradigma “ambient-free” baseado na alta absorção nas paredes laterais, traseiras e tecto.

Até à data, convidámos músicos e artistas sonoros para a realização de sessões abertas ao público, durante as quais lhes pedimos que interpretassem diversas canções ou composições. Seguindo os objectivos do projecto de investigação Brincando, concebemos uma actividade com alunas e alunos da Escola Superior de Arte Dramática da Galiza.

Durante duas horas, a professora de técnica vocal e expressão oral, Nuria Montero, e a professora de canto, Mónica Groba, juntamente com um pequeno grupo de alunos do terceiro ano, investigaram, experimentaram e brincaram com a percepção acústica da câmara, adaptando sua técnica e recursos interpretativos às condições acústicas da sala semi-anecóica.

BRINCANDO: Criatividade, práticas artísticas e jogo como ferramentas de transformação social é um projecto de investigação e cooperação entre a associação cultural casaBranca (Portugal), CITEMA (Itália), Universidade de Valência e Sinsalaudio (Espanha), financiado pelo Programa ERASMUS +.

No âmbito deste projecto, a Sinsalaudio aborda diferentes estratégias de investigação no espaço físico, experimentando e modificando a nossa percepção sensorial.

Agradecimentos: Escola Superior de Telecomunicações da Universidade de Vigo, aluno/as e professore/as da ESAD (Escola de Arte Dramática de Vigo).