AS DEFENSORAS DO MUSEU

Com Teresa Pérez, Chis Oliveira, Toñi Caseiro, Delfina Vicente, Marta Viana
Moderação: Julio Gómez 
Edição de Marco Maril

13 de Outubro de 2023 | Cave do Museu Marco de Vigo, Vigo | Sinsalaudio | 1h 06´43”| Idioma: Galego e Espanhol. 

0:00 / 0:00
AMIGAS DE MARCO

Hoje vamos à cave do Museu de Arte Contemporânea de Vigo, o MUSEU MARCO, onde tivemos uma conversa com várias representantes do Grupo Amigas do Marco.

Fundado em 2003 após a aprovação do seu Regulamento Interno pelo Conselho Curador da Fundação MARCO, e a sua adesão como membro titular da FEAM, Federação Espanhola de Amigos dos Museus, algumas das suas funções são: participar, ajudar e promover as políticas do Museu numa perspectiva positiva e activa a favor da arte contemporânea, mas também cuidar e preservar os objectivos de base do centro.

Acompanham-nos: Teresa Pérez (Bióloga), Chis Oliveira (Doutora em filosofia), Toñi Caseiro (empresária), Delfina Vicente (Doutora em psicologia e desporto) e Marta Viana (responsável pela comunicação do Museu).  

Na primeira parte da entrevista abordamos algumas questões gerais sobre o momento actual da arte contemporânea e como é que as nossas protagonistas chegaram aos seus conteúdos; Qual o papel que desempenha nas suas vidas e a contribuição que pode oferecer ao resto dos cidadãos. Na segunda parte falamos sobre o conceito de Museu e se é possível pensar numa musealização alargada que forme e eduque públicos infantis e séniores. Na última parte abordamos os desafios futuros deste tipo de espaços com a chegada da inteligência artificial.

«BRINCANDO: Criatividade, práticas artísticas e jogo como ferramentas de transformação social» é um projecto de investigação e cooperação entre a associação cultural casaBranca (Portugal), CITEMA (Itália), Universidade de Valência e Sinsalaudio (Espanha), financiado pelo Programa ERASMUS+.

No âmbito deste projecto, a Sinsalaudio aborda diferentes estratégias de investigação no espaço físico, experimentando e modificando a nossa percepção sensorial.

Agradecimentos: Museu de Arte Contemporânea de Vigo (Marco), Marta Viana, Grupo Amigos do Marco.