CasaBranca

A casaBranca é uma estrutura de criação e difusão artística sediada em Lagos – Portugal. Constitui-se como um espaço de acção cultural interdisciplinar que promove a investigação e a difusão da arte contemporânea através da criação de objectos artísticos, realização de projectos de pedagogia, experimentação e formação dirigidos a crianças e jovens e produção do Verão Azul, Festival transdisciplinar dedicado à promoção e difusão da criação contemporânea no Algarve.

Contactos
casa B – Associação Cultural
Sede: Quinta das AVES, Sítio da Torre, Odiáxere, 8600-256 Lagos, Portugal
Escritório: Espaço ALKANTARA, Calçada Marques de Abrantes, 99, 1200-718 Lisboa, Portugal
casabranca.ac@gmail.com

CasaBranca

Festival Verao Azul

Mónica Samões

Estudou línguas e literaturas modernas e frequentou ao longo dos anos diversas formações de teatro, dança e voz e também de pedagogia e educação pela arte, tendo trabalhado com diversos encenadores e coreógrafos.

Integra a casaBranca (que fundou com a dupla de artistas Ana Borralho & João Galante) onde tem vindo a desenvolver projectos de criação e experimentação artística dirigidos a crianças e jovens. É responsável pela direcção artística do projecto Gymnasium (laboratórios de experimentação artística em contexto escolar) e pela programação infanto-juvenil do Festival Verão Azul.

 

José Pelicano

Frequentou o curso de Arquitectura. Assinou cenografia e adereços para produções de Teatro e Dança, tendo colaborado ao longo dos anos com vários criadores e estruturas de criação artística.

É membro da casaBranca e seu colaborador regular desde 2009 na área do design gráfico e na criação de projectos para crianças e jovens, onde trabalha em co-criação com Mónica Samões, explorando léxicos e suportes distintos.

 

Sandrine Crisostomo

Licenciada em Gestão Cultural Europeia , com formação complementar em Produção Audiovisual e História e Cultura Europeia.

Possui uma vasta experiência e competências nas áreas de gestão cultural ocupando cargos de produção, coordenação, direção, programação, angariação de fundos, formação, e desenvolvimento estratégico de projetos criativos e redes. Trabalhou em França, Chile e Portugal em organizações de base, festivais de cinema e redes internacionais, bem como em instituições públicas. Na casaBranca, está encarregada da coordenação geral do projecto Brincando.

CITEMA

Criada em 2006, a CITEMA é uma associação cultural cujas actividades se centram no apoio aos artesãos através de projectos de residência e de desenvolvimento profissional, tanto a nível local como europeu. É também um local de prática e de partilha de conhecimentos e redes locais. A Citema tem como objectivo reforçar a aprendizagem ao longo da vida para a inovação e inclusão social.

www.associtema.com

Citema

Maïté Mazel – PT
Project Manager

Directora executiva e fundadora (CITEMA)

Empreendedora cultural e social, com competências em organização, estratégia institucional e territorial, liderança e gestão de projectos e equipas.

Mestre em Gestão Cultural Europeia pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris). Trabalha há mais de 20 anos no domínio da cultura e da transformação social, com uma forte experiência no desenvolvimento de projectos que envolvem actores locais (cidadãos, organizações públicas e privadas) e actores internacionais (redes culturais, embaixadas, universidades), nomeadamente através da direcção da associação Citema, criada em 2006 em Itália. Colabora estreitamente com artistas, empresas e projectos de integração social na Europa e em Cuba. Ocupou cargos de responsabilidade em contextos multiculturais (Itália, França, Namíbia, Senegal) em projectos de desenvolvimento educativo e cultural com uma dimensão internacional em que os temas fundamentais da agenda 2030 já eram uma prioridade.

SINSALAUDIO

A Sinsalaudio é uma promotora dedicada à gestão cultural. Desde a sua fundação, em 2001, tem desenvolvido a sua actividade em duas áreas específicas: por um lado, a produção de eventos; e por outro a incorporação do som como elemento de percepção e protecção dentro do património imaterial. Em cada um desses campos foram concebidos projectos que vão desde o desenvolvimento e execução de conteúdos relacionados com a gestão cultural, até actividades de pesquisa nas quais, à posteriori, novas propostas didácticas são incorporadas. Ou seja, o Sinsalaudio actua na produção cultural e, paralelamente, em programas de pesquisa para a inovação cultural.

Julio Gomez

Vigo, 1967. Historiador, crítico musical e investigador sonoro por formação; programador, gestor cultural e técnico superior em prevenção de riscos laborais na

produção cultural como actividade profissional. Tem uma longa carreira desde 1986 ligada à música e à produção de projectos culturais. Tem também colaborado em inúmeras actividades e pesquisas relacionadas com o património material e imaterial.

Marco Maril

Marco Maril (México DF, 1974). Músico, Artista e Sound Designer em projectos audiovisuais e multimédia, com uma longa carreira fonográfica. O seu trabalho sonoro centra-se principalmente no cinema, na publicidade e na criação de vídeos.

Universitat de València

A actual Universidade de Valência é o resultado de mais de cinco séculos de história que lhe permitiram acumular conhecimentos únicos e tesouros documentais, tornando-a uma das melhores universidades em Espanha.

Ao longo de mais de quinhentos anos o desenvolvimento da Universidade de Valência decorreu paralelamente ao crescimento da cidade, e formou uma parte inextricável do seu tecido urbano, gerando espaços de ensino, investigação, criação e difusão da cultura e da ciência, bem como de transferência de conhecimentos.

Uma vasta actividade de ensino e investigação em todas as áreas do conhecimento (ciências básicas e engenharia, ciências da saúde, ciências educacionais, ciências humanas e ciências sociais, económicas e jurídicas) e um compromisso com a excelência fizeram da Universidade de Valência um dos cinco centros científicos de topo em Espanha.

Ester Alba Pagán

esther.alba@uv.es

Castellano

https://www.uv.es/mavi-mestre-candidata-rectora/ca/equip-govern/equip-govern/esther-alba-pagan.html

Inglés

https://www.uv.es/candidate-principal-mavi-mestre/en/government-team/government-team/esther-alba-pagan.html

Doutorada em História da Arte e professora de História da Arte na Universitat de València. A sua investigação centra-se no campo da imagem artística, na representação do poder, a partir da perspetiva dos estudos visuais e da perspetiva de género, da crítica de arte, da museologia e do património cultural. É investigadora principal do projeto H2020 SILKNOW, CREALAB e do projeto de excelência Prometeo do Arxiu Valencià del Disseny.

Cristina Portalés Ricart

cristina.portales@uv.es

https://www.uv.es/uvweb/universidad/es/ficha-persona-1285950309813.html?p2=poricris&idA=true

A Dra. Cristina Portalés é pós-doutorada Ramón y Cajal no Instituto de Robótica e Tecnologias da Informação e Comunicação (IRTIC) da Universidade de Valência (Espanha). É também professora de Visualização de Dados na Escola de Engenharia da mesma universidade. Anteriormente, obteve um duplo diploma: Engenheiro em Geodesia e Cartografia pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e Mestre em Topografia e Geoinformação pela Technische Universität Wien (Áustria). Autor de mais de 90 publicações científicas. Membro do comité de programa de várias conferências internacionais (e.g. ACM SIGCHI ACE, GECCO, ISMAR). Editora adjunta da revista científica Multimodal Technologies and Interaction (MTI) (indexada na Scopus).

 

Mar Gaitán Salvatella

m.gaisal@uv.es

Doutorada em História da Arte e Mestre em Património Cultural. Margarita Salas é investigadora do ICCROM e do Departamento de História da Arte da UV. Especialista em gestão cultural, humanidades digitais e vocabulários controlados, desenvolveu parte da sua carreira em centros de investigação dedicados à conservação e proteção do património cultural de grande prestígio, como a Coordenação Nacional do Património Cultural – INAH (México) e o Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro do Património Cultural (Roma).

Miguel Requena Jiménez

miquel.requena@uv.es

https://www.uv.es/uvweb/universidad/es/ficha-persona-1285950309813.html?p2=mireji&idA=true

Miguel Requena Jiménez é professor no Departamento de Pré-História, Arqueologia e História Antiga da Universidade de Valência.

Vicente Javier Sevilla Peris

javier.sevilla@uv.es

https://www.uv.es/uvweb/universidad/es/ficha-persona-1285950309813.html?p2=vijasepe&idA=true

Doutoramento em Informática. Investigador na ARTEC e nos laboratórios de autismo e informática do Instituto Tecnológico IRTIC. Professor associado do Departamento de Informática da Universidade de Valência. Especialista em ontologias e web semântica. Participa no projeto SILKNOW, SeMap e Arxiu Valencià del Disseny.

Arabella León Muñoz

arabella.leon@uv.es

Licenciada em História da Arte e Mestre em Gestão do Património Cultural. Investigadora do Departamento de História da Arte da UV. Trabalhou durante três anos na coleção Garín pertencente à Câmara Municipal de Moncada (Valência), especificamente no seu inventário, acondicionamento e desenho da coleção museológica. Participou em vários projectos de trajetória regional, nacional e europeia como SILKNOW (H2020-EU), Women’s Legacy (Erasmus +), SeMap (Fundação BBVA), CREALAB (FitForThem) ou Arxiu Valencià del Disseny (PROMETEO-GVA). Tem também experiência em humanidades digitais e vocabulários controlados

Ávaro Solbes

alvaro.solbes@uv.es

https://www.uv.es/uvweb/universidad/es/ficha-persona-1285950309813.html?p2=solgaral&idA=true

O Dr. Álvaro Solbes García é licenciado em História da Arte pela UV, mestre em Conservação e Restauro pela UPV e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela UASLP (México). É investigador especializado na caraterização de materiais para a conservação da arte moderna e contemporânea. Atualmente, desenvolve o seu trabalho de investigação com uma bolsa de pós-doutoramento “Ayudas María Zambrano”, programa NextGeneration da União Europeia, no Departamento de História da Arte da Universidade de Valência.

COLABORADORES EXTERNOS

Juan Esteban Sandoval (IT/COL)

Artista visual, associado ao projeto Brincando como colaborador externo. 

Com o coletivo el puente_lab e Mariangela Aponte, é o criador do projeto (d)estructura, uma ferramenta de participação e investigação social através do jogo. 

Para o projeto Brincando, além do projeto (d)estructura, contribuiu com metodologias para actividades colectivas com barro e uma reflexão sobre a Memória Arcaica para o desenvolvimento de um podcast.

Desenvolve projectos de arte contemporânea, produz objectos e imagens, cria dispositivos de colaboração e aprendizagem colectiva. Mergulha no processo de criação através da sobreposição de experiências pessoais, da aplicação de técnicas de produção artesanal e da observação de processos sociais. Nos seus projectos articula uma relação entre matéria, sociedade e território, combinando a observação e a experiência individual com a experimentação colectiva. Utiliza a terra nas suas diferentes formas (barro, pigmento, terrenos agrícolas, sapais) na criação de objectos simbólicos, como elemento integrante de uma acção performativa ou como lugar de investigação num processo colectivo.

É licenciado em Artes Plásticas pela Universidade Nacional da Colômbia. É co-fundador do colectivo El puente_lab e dirige o programa de residências artísticas UNIDEE – Università delle idee di Cittadellarte Fondazione Pistoletto.

Margarida Mestre (PT)

Artista, performer e arte-educadora, integra o projecto Brincando como colaboradora externa.

Foi convidada para moderar os 3 podcasts produzidos pela casaBranca e para participar no 3º encontro  do projecto em Lagos, onde integra o painel de uma das conversas e conduz uma oficina de experimentação artística.

Tem formação em Educadora de Infância (ESEI-MU) Dança (Fórum Dança- Curso de Monitores de Dança para a Comunidade), Som (Sonoplastia- IFICT), Música (Curso de Orientadores de Iniciação musical – Fundação Calouste Gulbenkian) e Performance, que estudou e praticou em Portugal, na Europa e em Nova Iorque onde permaneceu dois anos com a Bolsa de Jovens Criadores. É Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento pela E.S.T.C. de Lisboa e terminou o 1º ano do Doutoramento em Educação Artística do Instituto de Educação / FBAUP.