2º Encontro / Valência, Espanha / 1 a 5 de maio 2023
O 2º Encontro do consórcio composto pela casaB – Associação Cultural (PT), CITEMA (IT), Sinsalaudio (ES), e organizado pela Universidade de Valência (ES), teve abordagens diferentes das do 1º Encontro em Itália.
2 maio 2023
O primeiro dia centrou-se na exploração da relação entre mediação cultural, arte e criatividade como ferramentas de aprendizagem. Conhecemos programas desenvolvidos por museus (IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderna – Centro Julio González e CCCC – Centre del Carme Cultura Contemporània) e, entre eles, o projecto CONFLUÈNCIES, uma proposta inovadora de mediação artística e participação cidadã em territórios rurais da comunidade valenciana, realizada através da realocação de grandes museus. Pudemos realizar entrevistas com “adultos seniores” que são participantes activos do IVAM e aprender sobre diferentes metodologias de mediação usadas com este público. Também pudemos aprender como funciona o programa Permea.
3 maio 2023
O segundo dia do encontro centrou-se novamente na educação de adultos e na forma como os professores dentro e fora da universidade propõem ofertas educativas inovadoras e adaptadas a este público. Conhecemos o Nau Gran (programa universitário destinado a adultos maiores, da Universidade de Valência) e foram apresentadas experiências de educação artística focadas em temas como feminismo e activismo. Também abordámos o projecto socio-educativo e de intervenção comunitária da Nau Social, com programas implementados com diferentes públicos, onde a participação e a inclusão social são promovidas através da arte e da cultura.
4 maio 2023
No terceiro dia o grupo mudou-se para Utiel, pequena cidade localizada a cerca de 80 km de Valência, que visitámos com um grupo de adultos maiores que dinamizam o seu território através de actividades culturais e turísticas. Esta região sofre de problemas de despovoamento e, através de visitas e entrevistas aos habitantes, pudemos reflectir sobre a relação entre práticas criativas, património material e imaterial e desenvolvimento local.
O encontro em Valência e Utiel permitiu conhecer in situ o trabalho realizado pela Universidade, o ambiente em que opera e os programas que promove, sobretudo na área da educação de adultos e mediação artística, destacando metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
Projecto Confluències.
Eva Bravo
CONFLUÈNCIES, intervenções artísticas em zonas rurais, é um
projecto de activações artísticas nas vinte e quatro aldeias mais
pequenas da Comunidade Valenciana, dentro da linha de acção de l’IVAM al territori.
Tivemos uma visão do território e de como a arte pode ser um veículo de
transmissão de aprendizagens e revalorizações, mas também de como os
territórios e as pessoas que os habitam são geradores de experiências de
conhecimento.
É um grupo estável de visitantes seniores – com mais de 55 anos, interessados em expandir o conhecimento sobre a arte contemporânea, novas formas de compreender e conceber a criação artística ou o funcionamento interno dos museus. Um grupo heterogéneo com vontade de continuar a formar-se. O que enriquece a aprendizagem do grupo é o facto de participar no desenvolvimento do processo, a troca de impressões e conhecimentos próprios que se complementam e contrastam. O principal objectivo do projecto é a criação de um grupo de residentes articulado em torno de um projecto de mediação; o museu oferece-se não só como um espaço expositivo, mas também como um lugar relacional para partilhar conhecimentos, emoções e experiências, combinando o exercício da escuta e contemplação com o da transmissão e questionamento constantes.
Neste contexto, falámos com os adultos seniores que participam no IVAM Gran, um projecto onde aprendem e mediam através da arte.
Mediação Rellegim la col·lecció de l’IVAM
Participámos numa mediação, que teve a obra de Julio González como protagonista e releitura das obras a partir de uma posição feminista.
Conferência e experiência sobre “Mediação artística e património para adultos” com Sara Fornés no CCCC.
Experimentámos de forma criativa propostas de mediação da coleção CCCC dando diferentes visões sobre ela e interpretando a partir das nossas próprias experiências de vida.
Mestrado PERMEA – Programa Experimental de Educação e Mediação pela Arte.
O Programa Experimental em Mediação e Educação através da Arte Permea é um programa de formação que aborda de forma holística e experimental os conhecimentos envolvidos na criação de projectos de mediação artística, tanto nos espaços institucionais de arte e educação como em outros contextos sociais, numa perspectiva crítica, generativa e empoderadora, com capacidade de agência e emancipação.
Nau Gran
Encontro com alunos e professores da Nau Gran. A Nau Gran é o Programa Universitário para adultos seniores da Universidade de Valência, que depende do Vicerectorat de Cultura i Societat e é gerido pelo Servei de Cultura Universitària.
O programa La Nau Gran permite que pessoas com mais de 55 anos de idade – ansiosas para aprender e continuar a crescer – participem, como estudantes, na Universidade de Valência, embora sem obter um diploma oficial, e frequentem as aulas e disciplinas com o resto dos alunos.
Alejandro Villar, professor da Nau, explicou-nos como introduz diferentes temas nas suas aulas, especificamente para este público. A palestra referiu-se a “outras” histórias de arte que abordam questões como o feminismo e o activismo através da educação artística. Partilhámos experiências e participámos na sua metodologia.
Terminámos com uma visita guiada à exposição “Activismo Feminista” feita pelo próprio curador, Alejandro Villar, na qual parte dos seus alunos haviam participado.
É um projecto de intervenção socio-educativa e comunitária para a participação e inclusão social através da arte e da cultura, que se desenvolve com os valores da Universidade de Valência: justiça, igualdade, solidariedade e progresso social, a partir dos espaços e recursos da Universidade, e através do estabelecimento de uma rede de colaborações com entidades sociais.
Neste encontro com La Nau social, Ana Bonmatí – responsável pela Nau Social – proporcionou-nos uma viagem pelos diferentes projectos que desenvolveram. Pudemos participar num debate sobre inclusão e oportunidades e como essa interessante iniciativa se encaixa dentro da Instituição.