1º Encontro / Cetona, Toscana, Itália / 31 outubro a 4 novembro 2022

01 nov. 2022

O primeiro encontro do projecto realizou-se na aldeia de Palazzone, perto de Cetona, sede da associação CITEMA, que organizou as jornadas de trabalho em colaboração com os restantes participantes do projecto. O objectivo deste encontro foi aprender a conhecermo-nos e introduzir/experimentar as metodologias que utilizamos no nosso trabalho. 

Por exemplo, quando organizamos uma actividade de aprendizagem com adultos, o que tomamos em consideração? Como nos sentimos quando experimentamos a metodologia uns dos outros?
Usámos e experimentámos o jogo, para abordar este objetivo e entrar na temática do projecto e nas suas múltiplas dimensões.

Na primeira actividade criámos um “baú de memórias” (que guardava brinquedos da infância) e tentámos responder às seguintes perguntas: Quem somos? Que valor tem o jogo nas nossas vidas? A que emoções está associado?

Em seguida, e sob a direção e orientação do perito convidado, o artista Juan Esteban Sandoval, experimentámos com o jogo (D)estrutura, para entendermos os valores que partilhamos e aqueles que associamos à educação em geral. (D)estructura é um projecto de criação colaborativa, participativa e processual – criado em Cuba pelo Colectivo el puente_lab (com os artistas Juan Esteban Sandoval e Alejandro Vásquez Salinas) e Mariangela Aponte Núñez – que, através do jogo, convida grupos de pessoas a dialogar sobre os valores fundamentais da vida.

02 nov. 2022

No segundo dia o grupo reuniu-se em Cetona pela manhã, onde participámos num workshop experimental de cerâmica colectivo, conduzido pelo artista Juan Sandoval com a participação do ceramista/designer Franco Cicerchia e realizado no seu atelier. A proposta residiu na experimentação de diversas práticas de fazer em colectivo, até à criação final de construção de um corpo/esqueleto, representativo do “ser” colectivo que procurámos materializar.

Seguiu-se uma conversa e uma visita guiada conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Cetona, que nos apresentou o território, a sua história e as suas transformações.

Na segunda parte da tarde, visitámos outra aldeia próxima, San Casciano dei Bagni, centro histórico da cultura etrusca e romana, também em transformação. Pudemos compreender e cruzar os desafios do trabalho educativo em contexto rural, e confrontar o trabalho das nossas organizações.

03 nov. 2022

O último do encontro em Itália foi inteiramente dedicado a trabalhar o conteúdo e o planeamento das actividades que o consórcio deve realizar ao longo do projecto (podcast, website, comunicação interna, próximas reuniões). 

 

Durante os 3 dias de encontro, tivemos a oportunidade de nos conhecer mais profundamente, partilhando em cada momento, e colaborando em tudo, desde a preparação da agenda até às refeições, criando laços de confiança e ligação entre as nossas práticas e as realidades territoriais e organizacionais.